2ª Conferência das II Jornadas Internacionais José Saramago 2017

A segunda conferência das II Jornadas Internacionais José Saramago, segunda-feira, dia 4 de dezembro, às 12h30 na Casa das Campás em Pontevedra, oferecida por Burghard Baltrusch, professor e investigador da Universidade de Vigo, terá como título

“«A goodness that is forgetful of itself» -
Reflexões sobre a Blimunda de Memorial do Convento”

Resumo

A figura feminina que mais destaca na obra saramaguiana é, sem dúvida, a tão misteriosa como telúrica Blimunda de Memorial do Convento (1982). A partir das reflexões de Jacques Derrida sobre o amor e a bondade como dádiva, far-se-á uma análise dos discursos que constroem esta personagem. Trata-se, também, de revisitar alguns elementos que possam ser considerados constitutivos de um "sublime feminino" (Freeman 1995), capaz de subverter a histórica diferença hierárquica de género nos sistemas representativos do sujeito.

Burghard Baltrusch é professor de Literaturas Lusófonas e presidente da I Cátedra Internacional José Saramago na Universidade de Vigo. É investigador principal do grupo BiFeGa da mesma universidade onde desenvolve projectos sobre as obras de Fernando Pessoa e José Saramago, a poesia actual e a teoria da tradução. Coordena actualmente o projecto “Poesía actual y política” (POEPOLIT, FFI2016-77584-P), financiado pelo Ministério de Economia e Competitividade da Espanha. Foi presidente da Asociación Internacional de Estudos Galegos, coordenou vários programas de doutoramento e congressos internacionais. Entre outros livros, publicou ou (co)editou Bewußtsein und Erzählungen der Moderne im Werk Fernando Pessoas (Peter Lang, 1997), Kritisches Lexikon der Romanischen Gegenwartsliteraturen (5 vols., coed. com W.-D. Lange et al., G. Narr-Verlag, 1999), Non-Lyric Discourses in Contemporary Poetry (coed. com I. Lourido, Peter Lang, 2012), Lupe Gómez: libre e estranxeira - Estudos e traducións (Frank & Timme, 2013), “O que transformou o mundo é a necessidade e não a utopia” - Estudos sobre utopia e ficção em José Saramago (Frank & Timme, 2014). Mais publicações em https://uvigo.academia.edu/BurghardBaltrusch.
Publicado, 30/11/2017

Burghard Baltrusch