Publicações CJS
Artigos em revistas

A sua jangada ainda flutua sobre as áugas: revisitando José Saramago dez anos após a sua morte - Com Sena e Sartre ao fundo

"A sua jangada ainda flutua sobre as áugas: revisitando José Saramago dez ano após a sua morte - Com Sena e Sartre ao fundo" é um artigo de Burghard Baltrusch (CJS, UVigo) publicado na revista Santa Barbara Portuguese Studies da Universidade de California Santa Barbara no seu quinto volume. O número foi editado por Burghard Baltrusch e Antía Monteagudo Alonso, a convite da editora principal da SBPS, Prof.ª Élide Valarini Oliver, reunindo várias contribuições das II e III Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo. O volume completo pode ser acessado em https://sbps.spanport.ucsb.edu/volume/5.

Resumo

Este estudo começa com uma comparação dos percursos de vida e obra de José Saramago e Jorge de Sena. Com a intenção de uma revisitação de alguns dos grandes rasgos temáticos da obra saramaguiana, destacar-se-á, também, uma certa afinidade, pouco estudada até agora, com Jean-Paul Sartre. Numa terceira parte, analisar-se-á o carácter universal da obra a partir da alegoria da jangada, que Saramago assumiu como metáfora válida para a sua vida e obra a partir da sua mudança a Lanzarote. Concluir-se-á com uma breve sistematização da relação entre o literário e o político na escrita e no pensamento do autor.

Vejam o texto completo no anexo e aqui.

Burghard Baltrusch é professor de Literaturas Lusófonas e presidente da I Cátedra Internacional José Saramago na Universidade de Vigo. É coordenador do grupo de investigação BiFeGa (Universidade de Vigo), onde desenvolve projetos sobre as obras de Fernando Pessoa e José Saramago, poesia atual e teoria da tradução. Coordena o projeto "Poesia atual e política II: conflito social e dialogismos poéticos" (POEPOLIT II, PID2019-105709RB-I00, 2020-2023), financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades do Governo de Espanha. Foi presidente da Asociación Internacional de Estudos Galegos, coordenou vários programas de doutoramento e congressos internacionais.

Publicado, 07/12/2020

Documentos anexos